sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Como andam seus Contatos?

     Você já parou pra pensar como andam seus contatos? Será que ao longo de sua vida você deu a devida atenção a eles? Qual a importância de termos bons contatos? E ainda, o que são bons contatos?
     Pois é, tenho refletido sobre este tema já faz algum tempo pois acho que o isolamento, ao contrário do que alguns dizem, nos leva para um buraco cujo fundo é imperceptível a olho nu, ou seja, é difícil pra caramba sair dele depois de ter entrado.
     E não falo deste "buraco" somente no âmbito profissional, não, as vezes nos afastamos de contatos pessoais que podem fazer falta em nossas vidas mais pra frente. É isso mesmo, não é só amigo, amigo do peito, que devemos manter relações frequentes, os que foram conhecidos, colegas, vizinhos, e tantos outros também merecem a devida atenção.
     No lado profissional então nem se fala... a importância de contatos é imensa. Não se sai de uma empresa fechando portas e esquecendo os relacionamentos, pelo contrário, se deixa um caminho bem pavimentado com uma via de duas mãos. Você pode achar que não vai precisar de ninguém, você pode ter certeza disso já que vai trocar de ramo... mas um belo dia você descobre que o teu antigo colega tinha amigos com potencial para serem teus clientes, ou teu novo empregador.
     As relações com os contatos devem ser cordiais, informais - sem cair na tentação da intimidade, breves - não dá para "alugar" todo mundo - e principalmente EDUCADO. É "educado", as vezes esquecemos disso, principalmente se a relação é virtual, parece que existe uma falsa sensação de anonimato e acabamos esquecendo as regras de boas maneiras.
     Outro ponto importante é "estar disponível", se algum contato te procurar - realmente ou virtualmente, dê atenção, ouça, entenda, responda, enfim, interaja. Você não faz ideia de como uma conversa dessas pode ser proveitosa pra você, pode ser que você tivesse a mesma dúvida ou que você tenha uma solução que nem sonhava que tinha.
     Não esqueça também de que devemos HONRAR nossos contatos, ou seja, sermos gratos pelas imensas oportunidades que eles nos proporcionam. Eles podem nos dar uma dica de um excelente show, um lugar para passar as férias, um restaurante bom e barato, uma nova oportunidade de emprego, um curso que você nem sonhava que existia, um salão de festas para alugar, um quitute gostoso pra oferecer aos amigos, ...
     Enfim, ter contatos é tudo na vida.
@Deia_Sts

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O tempo voa, será que é verdade?

     Nascemos, crescemos, envelhecemos e certamente vamos morrer ouvindo e repetindo que o tempo voa. Acho que essa máxima é uma verdade, até mesmo por que mesmo a mentira, quando repetida inúmeras vezes vira verdade (é o que dizem por ai). Mas acho perigoso aceitá-la sem entender qual a parcela de culpa que eu tenho pelo tempo escorrer pelo meio dos meus dedos.


    Digo que o tempo voa por que hoje me dei conta de que não escrevi nenhum um post no meu blog no mês de janeiro/2012 - como assim, um ano novinho e eu não tinha nada pra dizer? Claro que tinha, mas as vezes o direcionamento do tempo é que está errado e não o tempo que está voando.
     Se você está numa sala de espera (consulta médica, entrevista de emprego,...) 5 minutos passam como se fossem uma eternidade, mas se você está almoçando com suas amigas 5 minutos nem existe, eles passam e não dá pra ver que passou. Se você está caminhando na esteira ou se está conversando com alguém muito chato pode ter certeza que 5 minutos viram 45 minutos ou mais.
     Então qual é essa de relativização do tempo? Não sei, não sei mesmo, só sei que quando sentimos prazer o tempo voa e quando nos sentimos desconfortáveis o tempo se arrasta.
     Mas se 5 minutos tem exatos 5 minutos, como aproveitá-los melhor? Simples, organizando a vida pois você coordena seu tempo. Ai, ai, ai... parece livro de auto ajuda mas não é. Veja meu exemplo: se em janeiro eu tivesse ficado menos no facebook poderia ter escrito aqui textos bem interessantes, se eu tivesse lido meus e-mails com mais agilidade talvez o tempo que eu fiquei conectada tivesse sido aproveitado conforme o planejado - ou seja, pelo menos 1 post por mês no blog.
     Bem, sei que esse assunto é batidinho, mas não pude deixar de registrar que minha preguiça e total falta de compromisso fez com que eu passasse 1 mês em branco aqui no blog e que tentei colocar a culpa no tempo "que voa".
     E você, tem conseguido organizar seu tempo, definir e cumprir suas meta?
     Bom início de fevereiro - com carnaval e tudo mais.
@Deia_Sts