segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Somos Humanos ou DESUMANOS?

      Se olharmos no dicionário vamos verificar que Desumano é adj. Que não é humano; cruel, impiedoso. E muitas vezes eu fico me questionando se nossa raça efetivamente é HUMANA ou DESUMANA.
     Este questionamento hoje é fundamentado pelo fato de estarmos acompanhando o tempo todo noticiário de crimes hediondos, assaltos que resultam em morte sem sequer reação da vítima, atropelamentos cujo motorista não presta socorro, estupros, violência doméstica , entre tantos outros.
     Mas nesses casos o fator "desumano" já está bastante explícito. Minha proposta de reflexão é outra. SERÁ QUE EU E VOCÊ SOMOS HUMANOS?
     Até onde sei nenhum de nós matou, estuprou, abusou de crianças, entre outras coisas hediondas. Então temos a carteirinha de "humanos" e passe livre para o céu (será que ele existe?).
     Não amigo(a), a divisão entre o caráter humano e desumano está em coisas menores, na capacidade de olhar o outro e ajudar. Já sei: "você dá dinheiro nas sinaleiras, paga seus impostos e faz contribuição com uma entidade social", mas quando foi que parou para perguntar para o cara que está na sinaleira o motivo dele estar ali? Quando tirou algumas horas do seu dia e foi até uma escola carente e verificou se poderia trocar uma lâmpada, pintar o parquinho ou (Deus me livre), fazer a hora do conto com as crianças do maternal? E aquela entidade que ajudas, será que as crianças, os idosos, os deficientes, os enfermos, os bichos (sei lá de quem ela cuida) não precisam de uma tarde de diversão? Algumas horas de papo furado, de banho de sol ao seu lado, ouvir suas histórias para estimular a vontade deles de viver?
     Quando foi a última vez que olhou para alguém que teve uma ideia simples, ou realizou algo corriqueiro e fez um elogio? SIM, isso também é HUMANIDADE.
     Enfim, ser HUMANO pode ser visto de diversas maneiras, mas principalmente pela quantidade de nós mesmos que estamos dispostos a doar aos outros.
Andréa Sant

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale um pouco sobre o que achou do texto, isso ajudará a melhorar nos próximos!
Obrigada
@Deia_Sts