segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

“O que vou ser quando crescer?”.

Ola
Quando você era criança, provavelmente muita gente te fazia esta pergunta. E mais provavelmente ainda, atualmente você faz essa pergunta para muitas crianças.
Hoje, provavelmente te surpreenderia se alguma criança respondesse: "Vou ser adulto"; "vou ser mãe"; "vou ser pai"; "vou salvar o mundo"; "vou ajudar meu amigo"; "vou levar a mamãe pra passear"; ... Mas provavelmente estas respostas façam muito mais sentido no MIRABOLANTE cérebro dos pequenos do que as respostas que esperamos escutar: "engenheiro"; "professora"; "médica"; "bombeiro"; "policial"; ... e toda sorte de profissões que possam estar delineadas em nossas mentes. inclusive, esperamos que os picorruchos já saibam qual a graduação necessária para exercer a função de nossas expectativas.

Na verdade estamos transferindo nossas expectativas para o futuro da humanidade que nos cerca.

Existe uma explicação bem simples desta mudança de pensamento: quando criança, "ser algo" tem muitas opções, e todas elas relacionadas com o mundo que ela conhece. Conforme vamos crescendo, nossas experiências se expandem e passamos a ter uma vida social mais complexa, com relacionamentos interpessoais mais numerosos, com obrigações e principalmente, buscando realizar as expectativas que os adultos que vieram primeiro esperam de nós. Não nascemos querendo ter uma profissão, nascemos e vamos nos descobrindo e tentando ser como os exemplos que nos cercam.

Com o passar do tempo, detre todas as relações que desenvolvemos, o trabalho passa a ter um destaque muito grande, pois ele será meio de possibilitar a manutenção das demais relações e desejos, como morar onde gostamos, ir ao cinema, tirar férias inesquecíveis, comprar um presente pra fazer alguém feliz, comprar um presente para NOS FAZER feliz, ... enfim, o trabalho passa a ser o meio de concretização de tudo que queremos na vida, pra nós e para os outros.

Eis o motivo de pensarmos nele como "o que somos", tamanha relação que temos com essa experiência humana. 

O trabalho passa a ser uma forma de modificar o mundo, enquanto ele próprio nos modifica.

Mas que tal refletirmos sobre como nossos trabalhos podem modificar e construir (ou destruir)  as relações social. Será que a profissão que você exerce hoje está alinhada com o que você realmente "queria ser" quando era criança?  Será que no meio do caminho não esquecemos o "ser" e nos focamos mais no "ter", e o "ser nos escravizou"?

#Reflexão

#ProfDrasta

Fontes das figuras:
http://www.vivendointensamente.com.br/expectativas-emocionais/o-que-voce-quer-ser-quando-crescer
http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/2013/03/o-que-eu-vou-ser-quando-crescer.html
http://maecorujaeassim.blogspot.com.br/2012/09/quero-ser-gente-grande.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale um pouco sobre o que achou do texto, isso ajudará a melhorar nos próximos!
Obrigada
@Deia_Sts