domingo, 20 de junho de 2010

Ceará.... muito bom

Viajar faz bem! não importa p/ onde vamos ou como vamos, o que importa mesmo é como tratamos de aproveitar os dias de "trégua" que temos na vida.

Fomos p/ Fortaleza e confesso, não gostamos muito, porém temos muitas experiências interessantes e muitas "roubadas" também.

Nas fotos podem ver um passeio de bugue COM EMOÇÃO, uma tarde tranquila deitada na rede (com muita caipira) na lagoa de tatajuba, uma bela visão da Praia das Fontes e a famosa Pedra Furada de Jeri.
Jeri é muito legal, tem muitas pousadas, muitas árvores, um povoado tranqüilo e hospitaleiro - a segurança do lugar é tudo de bom. As praias ficam devendo um pouco mas como este não é o maior atrativo para nós, isso acabou não importando muito.

Encontramos uma pousada legal, com uma equipe muito simpática - acabamos dividindo (ou invadindo) a cozinha do hotel e fizemos um carreteiro de charque. O povo gostou muito de provar uma comidinha típica gaucha - mesmo com um sol de 40 graus.

Encontramos também um restaurante MUITO LEGAL, o CarnauBar. Ele fica na lagoa de Tatajuba. O restaurante foi construído sem ter pilares, ele usa apenas as árvores de carnaúba para apoiar o teto e o próprio chão. Além de ser HIPER ECOLÓGICO a comida é deliciosa, a cerveja é gelada e a caipirinha feita no capricho. Como fica na beira da lagoa tem mesinhas com bancos dentro d'água, redes penduradas dentro da lagoa - a gente fica deitado com água molhando o "bumbum", tem espreguiçadeiras p/ tomar sol e caiaque para quem preferir aventura.

O CarnauBar é muito legal, fica distante dos outros restaurantes e é pouco freqüentado. A melhor forma de chegar lá é com um bugue.

Para quem quer aproveitar Jeri é melhor reservar uns 5 dias p/ poder fazer todos os passeios, ver a Pedra Furada – a caminhada é grande, ver o pôr-do-sol numa duna gigante e ainda ter tempo de caminhar com calma pelas ruas sem calçamento (só areia), conhecer as festas noturnas e poder dormir até tarde, curtir a piscina da pousada e trocar experiências com os moradores locais. Não vale a pena fazer os pacotes de 2 dias, só cansa e não dá p/ curtir nada. É ROUBADA!

A praia de Meireles em Fortaleza não é indicada para banho, porém tem a melhor infra estrutura que já vi em uma Capital do Litoral. Tem um calçadão maravilhoso, feira de artesanato e muita gente circulando o tempo todo – as 5 a.m. começam a fazer exercício e depois só vão trocando “as tribos”, mas tem gente quase que 24 horas por dia. É bem legal mesmo, tem muitos hotéis a beira mar com vistas de tirar o fôlego.

Mas como nem tudo são flores, também tem a violência. Estávamos sentados num restaurante que tem cadeiras na beira da praia e vimos um assalto. Dois adolescentes se aproximaram de uma mesa e arrastaram um cara arrancando tudo o que ele tinha: relógio, carteira, óculos e celular. O pior é que a mesa era composta por uma família e as crianças ficaram chocadíssimas.

Infelizmente eu também fiquei chocadíssima e tivemos de abortar a missão “chope na beira da praia”, acabamos voltando para o hotel e tomando chope na piscina.

Mas tudo bem, afinal de contas, que lugar não tem violência? Só em paraísos como Jeri e Morro de São Paulo.

Acho que não voltaremos ao Ceará, mas como experiência vale a pena.