terça-feira, 30 de agosto de 2011

"Bel far niente" ... a Beleza de Não Fazer Nada

     Ouvi esta frase no filme “Comer, Rezar e Amar” com o Julia Roberts – o filme é bom, é uma reflexão para as mulheres e uma chance para os homens entenderem nossas crises, mas esse é outro papo!

     O importante é que na Itália existe um provérbio que diz: "bel far niente" que significa "a beleza de não fazer nada" e esta simples frase foi dita de tal forma que nos põe uma “pulga atrás da orelha” – será que sabemos mesmo aproveitar a vida?
     Mas por que precisamos mesmo apreciar o “não fazer nada”? E a resposta é simples: contemplação! Pense no corre-corre que tem sido sua vida (a minha vinha sendo um horror, eu poderia ser maratonista) e pense no que você vai levar dela.
     É claro que não conseguimos viver “de brisa”, logo, precisamos trabalhar para sobreviver, mas será que não estamos vivendo para trabalhar?

     Quando foi a última vez que você parou, esvaziou sua mente, teve consciência de que você é um ser único deste mundão de Deus e que merecia PAZ DE ESPÍRITO e ALEGRIA? Isso mesmo, alegria! A gente está acostumado a pedir saúde, mas para ser alegre ninguém pede. Mas ser alegre talvez seja mais importante do que ser saudável. Uma dor de dente somada ao mau humor é quase um tumor, já uma dor de dente somada ao bom humor pode ser apenas um incômodo que logo vai passar.
      Descobri um tal “Clube do Nadismo”, criado por Marcelo Bohrer, cuja a filosofia e o ideal é dar uma parada na correria louca da vida moderna desconectando-se do mundo durante alguns momentos para simplesmente ficar à toa, sem fazer nada. Parece loucura, mas não é! Ele defende o ócio em doses diárias contra o stress. Se não acredita, ou acha impossível que alguém tenha pensado nisso, acesse e descubra mais sobre este clube maravilhoso que preza o SER HUMANO em sua totalidade, inclusive com o direito de não fazer nada:
     Trabalhava numa empresa muito grande, aliás, trabalhava há muito tempo em diversas empresas, foram 26 anos ininterruptos – e para quem me conhece sabe que significa muito mais do que 8 horas diárias!  Aos poucos fui me preparando para sair da empresa e para me dedicar a atividades que me fizessem bem, ou seja, ocupassem meu tempo me trazendo benefícios. E foi isso que aconteceu. Confesso que quando saí da empresa fiquei morrendo de medo de ter uma crise de abstinência da adrenalina do trabalho, mas por incrível que pareça não tive nada, nem crise de abstinência e nem “overdose” de ócio! Com um pouco de esforço  achei meu ponto de equilíbrio e acabei achando a receita do “bel far niente".
     Não foi fácil me conscientizar que estava na hora de “não fazer nadaaaaaa, nadiiiiiinhaaaaaa”. É muito difícil e requer disciplina.
     Um grande obstáculo em não fazer nada, às vezes, é a culpa , será que eu realmente mereço isso?
     Confessa. Quantas vezes você tentou relaxar e se pegou com o “bichinho da consciência” lhe perguntando: Você pode estar fazendo isso? Eita bichinho chato!
     Experimente. Não largue tudo, não faça "bel far niente" em tempo integral, mas separe algum tempo do seu dia – de todos os dias - para cuidar de si mesmo, para ficar no mais completo ócio (nada de internet, de TV, de livro, ...), é mito importante para ter uma boa qualidade de vida. Verá que nestes momentos de intimidade completa com você mesmo aparecerão reflexões valiosas sobre sua vida e você acabará revendo suas prioridades, suas atitudes, suas amizades... sua vida.
     Sim, você mereceee!! É um tempo para ouvir o silêncio, ou melhor, para ouvir o que está dentro de você e que grita, mas não é ouvido.
     Aposto como você vai achar até umas gargalhadas perdidas em sua cabeça e vai passar a ver como você é alegre e divertido!  Saia do piloto automático e busque aquela pessoa que você, provavelmente, deixou pra trás e que não para de te seguir, tentando reaparecer na sua própria vida. Não deixe a vida e levar, leve a vida para onde você quer ir!
     A partir de hoje tire uns minutos do seu dia para não fazer nada, comece com dez minutos, desligue o celular, a tv, o computador, e faça uma coisa muito importante: nada. Não entre numa de ter de meditar, achar que tem de ter visões, ligações cósmicas, ... ou outra coisa qualquer. Nada disso, só fique quieto, relaxe, não pense em problemas, sequer durma – pensar em problemas, ver TV e dormir é alguma coisa e você está treinando para não fazer nada.
     Faça isso e depois coloque aqui seu comentário. Pode ser que você se ache louco nos primeiros não fazer nada, mas vai acabar adorando. E mais que isso, vai acabar mudando sua vida e seus hábitos – eu aposto!



Um comentário:

  1. Déia concordo com você que o "Bel far niente" é realmente importante. Sinto que maioria da pessoas são mau humoradas, por falta de um tempo pra si próprio. O que são 10 min por dia? sendo que esses podem até mesmo estar proporcionando um maior tempo de vida. vou seguir a dica!

    ResponderExcluir

Fale um pouco sobre o que achou do texto, isso ajudará a melhorar nos próximos!
Obrigada
@Deia_Sts